A criação e planejamento de como o CSS deve funcionar e atuar em um browser são tarefas de uma organização independente chamada de W3C Word Wide Web Consortium, a W3C é um grupo que emite recomendações sobre como a internet funciona e como ela deve evoluir.

A W3C é formada por membros de companhias e organizações que se uniram para criar padrões universais para a funcionalidade da web.

Muitas empresas proeminentes fazem parte da W3C, incluindo a Microsoft, Adobe, Mozilla Foundation, Apple e IBM. A W3C supervisiona o planejamento de diversas linguagens além do CSS, como HTML, XHTML e XML, entre outras.

O CSS é mantido por um grupo de pessoas dentro da W3C chamado de CSS Working Group, o qual cria documentos e especificações.

Quando uma especificação já foi discutida e ratificada oficialmente pelos membros da W3C, ela se torna uma recomendação. Como a W3C não tem controle sobre a implementação da linguagem, cabe aos profissionais aceitar ou não esses padrões. Mas, geralmente, as recomendações visam facilitar a vida dos usuários por meio de um padrão que simplifica a forma de navegação. Assim, mesmo com visuais diferentes, torna-se fácil e intuitivo navegar pelas paginas. Para saber mais sobre o trabalho e as recomendações da W3C, visite o site do grupo http://www.w3.org