Do inglês “Cascading Style Sheets” (Planilhas de Estilo em Cascatas), o CSS, como é conhecido popularmente, é uma simples linguagem de design que visa facilitar o processo de estilização de um web site, Com o CSS, você pode controlar a cor do texto, o estilo das fontes, o espaçamento entre parágrafos, o tamanho e posicionamento de colunas e quais imagens e cores de fundo de fundo devem ser utilizadas, bem como uma variedade de efeitos.

O CSS foi criado em uma linguagem fácil de entender e aprender, mas oferece um controle poderoso sobre a forma como um documento é exibido. Na maioria das vezes, o CSS é combinado com linguagens de marcação HTML ou XHTML.

Essas linguagens de marcação contêm os textos que você vê em uma pagina da web – os parágrafos, cabeçalhos, listas e tabelas – são o elo com documento da web. Eles contêm dados da página, enquanto o documento CSS contém a informação de como deverá ser o visual dessa pagina.

HTML e XHTML são linguagens muitos semelhantes. De fato, para a maioria dos documentos de hoje, elas são praticamente idênticas, embora o XHTML tenha alguns requerimentos específicos sobre o tipo de sintaxe utilizada.