Ao utilizar o CSS para apresentação de um documento da web, você pode reduzir substancialmente o tempo e trabalho gastos na composição de não apenas uma pagina, mas de um site inteiro.

Imagine que você tenha criado mais de trinta paginas para o site de um cliente, com tabelas, textos institucionais, descrições de produtos, fotos, formulários de contato e etc. Imagine que você definiu nessas páginas (uma a uma) todos os tipos de fonte, imagens de fundo, largura de colunas e etc. Então, de repente, seu cliente muda de idéia e diz que quer trocar a fonte “Verdana” pela “Arial”, ou prefere o azul no lugar do amarelo em certas aéreas. Como já tenho certa experiência e caprichos alheios, posso adiantar que nenhum argumento seu, por mais coerente que seja, fará com que o cliente desista da idéia, portanto, queira ou não, você terá que fazer as alterações. Ou seja, terá que editar as trinta páginas novamente – e lá se vai seu fim de semana.

Problema assim, é claro, só ocorrem com dois grupos de designers: os principiantes e os pseudo-profissionais, que estão interessados apenas em ganhar dinheiro em cima do cliente, sem se preocupar em oferecer um trabalho de qualidade. Acredito que você, que está lendo este artigo, pertença ao primeiro grupo. Voltando às hipotéticas trinta paginas do site, a solução para se alterar completamente a aparência do layout, incluindo cores, fontes e formatos, de uma única só vez, reside em um pequeno arquivo CSS.

O CSS permite o planejamento, produção e manutenção de um web site de forma muito mais rápido e fácil do que criar um simples HTML. Utilizando o CSS você, certamente poupará dias de planejamento e desenvolvimento.