Blog

Assuntos relacionados com desenvolvimento web e tecnologia.

Criar SSH Key pair no Windows

A maneira mais simples de criar SSH key no Windows é utilizando o PuTTY. O PuTTY é um programa de código aberto que emula um Terminal, semelhante ao Terminal do Linux, para estabelecer uma conexão SSH. PuTTY oferece o utilitário PuTTYGen no qual você deverá usar para criar sua chave.

leia mais

Criar SSH Keys em sistemas UNIX

Key Pair, ou SSH Keys ou ainda Chave Pública consiste em duas chaves uma pública que deve ser instalada no servidor remoto, e a outra chave privada que fica salva no seu computador, as duas juntas permitem que você conecte de forma segura a um servidor remoto usando o protocolo SSH ou SFTP.

leia mais

SSH Keys

Key Pair, ou SSH Keys ou ainda Chave Pública, é o meio de identificação entre seu computador e um servidor SSH usando método de autenticação chave de criptografia pública. Uma de suas vantagens diferentemente do método tradicional com login e senha é que para autenticação com servidor remoto você não precisa enviar seu login e senha, e mesmo que uma pessoa mal intencionada intercepte sua transmissão de dados pela rede não poderá ter acesso à suas credencias impossibilitando roubo de seus dados de acesso. E também, usando SSH Keys para autenticação elimina drasticamente o risco de um hacker tentar adivinhar seu login e senha enviando centenas ou milhares de combinações aleatórias de login e senha para entrar no sistema, esse é um tipo de ataque comum em sistemas baseado em autenticação de login e senha chamado de brute-force password.

leia mais

Instalar versão mais recente do Nginx no Linux Ubuntu

Instalar o Nginx no Linux é muito simples usando package manager, basta executar comando sudo apt-get install nginx e pronto, mas o problema que atualmente o Ubuntu 14.10 vem com a versão 1.4.6 do Nginx pre-instalado em seu repositório de pacotes. É recomendado sempre instalar a versão mais recente e estável de um pacote, no caso do Nginx hoje a versão mais recente e estável é 1.6.2, para instalar a versão mais recente é necessário fazer isso algumas alterações no package manager.

leia mais

jQuery KeyCode Tabela de referência

Capturar a tecla pressionada no teclado do usuário usando as propriedades do Javascript charCode / keyCode / which pode parecer um pouco complexo, e realmente é, por isso é preciso entender como funciona esses eventos. A Captura desses tipos de eventos pode ser útil para validar algum de tipo de entrada em formulários ou em algum outro tipo de evento no browser. Para lidar com esse tipo de evento a biblioteca jQuery pode ser uma boa opção, pois alguns browser armazenam esses eventos de forma diferente, principalmente IE. Para capturar o keyCode do usuário de forma mais precisa o evento keypress() é a melhor opção.

leia mais