Os primeiros testes com o Chrome, navegador do Google, revelam que o browser é consideravelmente mais rápido que os rivais, especificamente ao rodar JavaScript.

O colunista do Computerworld Steven J. Vaughan-Nichols testou o beta do Chrome rodando em um sistema com Pentium IV de 3GHz, 2GB de RAM, cartão gráfico ATI Radeon 250 e um disco rígido de 300GB SATA (Serial Advanced Technology Attachment) e Windows XP SP3.

Ao navegar por sites corriqueiros, como NewsForge e NetworkWorld, o colunista notou uma sensível diferença entre os navegadores.

Com o Firefox 3, estes sites são muitas vezes lentos para carregar; com o IE (Internet Explorer) 7, eles são dolorosamente lentos para carregar; com o Chrome, ‘uau’”,
descreve Vaughan-Nichols em um post.

Um teste com o benchmark SunSpider JavaScript provou a diferença: o IE 7 teve performance de 59,682.1 milissegundos; o Firefox 3.01 de 11,267.1 milissegundos; enquanto o Chrome alcançou notáveis 3,617.8 milissegundos.

Isto, é preciso acrescentar, em um computador no estado da arte de 2005. Em um sistema mais novo, o Chrome teria resultados ainda mais impressionantes”,
destacou.

Outros resultados de testes de benchmark podem ser conferidos em blogs como o Kourge.net. O colunista não esclareceu as razões pelas quais não comparou o Chrome com o Internet Explorer 8 beta 2, versão ainda em testes da Microsoft assim como o software do Google.